Microbiota Intestinal – Como funciona?
Microbiota Intestinal: Emagrecer de forma saudável sem o efeito sanfona é possível se você tratar o problema na raíz.
Mostrarei neste artigo como funciona a flora intestinal, Probióticos e Prebióticos e o que é preciso cuidar bem do intestino.
Cuidar da flora intestinal trás inúmeros benefícios como eliminação do desconforto abdominal, emagrecimento, melhora da pele e imunidade, melhora da disposição e do humor além de inumeros outros que a ciência tem descoberto a cada dia.
Benefícios da Microbiota Saudável – Probióticos e Prebióticos
Os prebióticos e probióticos tem a função de estabilizar a microbiota intestinal, que nada mais é do que a nossa flora intestinal. Os estudos têm progredido muito nos últimos anos pois a ciência fez descobertas fantásticas. Por exemplo, hoje sabemos que 80% da nossa imunidade vem da microbiota, isso evita infecções urinárias, vias aéreas além de várias viroses.🤯🤯🤯
O intestino produz a maior parte da serotonina, que é o o hormônio do bem-estar. Assim depressão está intimamente relacionada a qualidade das bactérias. Elas modulam uma série de hormônios que podem transformar uma pessoa pois inclusive conseguem modular a vontade de comer coisas que engordam.
Eu poderia citar inúmeros benefícios, mas para resumir as bactérias afetam diretamente todo o funcionamento do nosso corpo, nossa saúde, nossa vitalidade e até o funcionamento do nosso cérebro.🙆♀️
Os Prebióticos – o que são?
Prebiótico nada mais é do que o alimento das bactérias intestinais, com este elas conseguem se desenvolver e multiplicar. São principalmente fibras e hortaliças solúveis.
Para poder usar as fibras e elas agirem corretamente é necessário beber muita água, no geral indica-se no mínimo 3 litros de água por dia, mas se quer o número preciso calcule:
- 35ml de água por quilo corporal. Ou seja, se pesa 100Kg calcula-se 100×35= 3500ml, ou seja, 3 litros e meio de água por dia.
Exemplos de excelentes Prebióticos:
- FIBRA PSYLLIUM – Veja artigo sobre esta fibra maravilhosa
- Alho
- Aveia
- Batata Doce
- Biomassa da banana verde
- Cebola
- Farelo de trigo (fibra de trigo)
- Linhaça
- Manga
- Pera
E os Probióticos – o que são?
Apesar de um nome esquisito, os alimentos e produtos ricos em probióticos são, basicamente, aqueles com grande quantidade de micro-organismos benéficos para o corpo humano. Assima de tudo porque eles têm uma enorme quantidade de lactobacilos e bifidobactérias, que são responsáveis pela proliferação das bactérias boas que cuidam da microbiota do trato gastrointestinal e trazem mais saúde ao corpo.
Os probióticos não são tão difíceis de serem inseridos na sua dieta. Eles estão disponíveis em alimentos, bebidas e até suplementos. Entretanto você pode encontrá-los especialmente em alimentos fermentados.
Os probióticos são as próprias bactérias. Ainda assim é muito fácil ingerir no seu dia a dia , mas lembre-se, o importante é a variedade de bactérias, assim vá alternando e experimentando novos exemplares.
Exemplos de Probióticos:
- Bebidas Fermentadas
- Chucrute
- Iogurte enriquecido com lactobacilos
- Iogurte natural
- Kefir
- kimchi
- Kombucha
- Levain
- Missô
- Picles
- Tempeh
Posbióticos e Simbióticos
Existe também os posbióticos. O próprio intestino produz os posbióticos. É um tipo de ácido graxo, simplificando, é uma graxa mesmo. Eles melhoram a qualidade da mucosa do revestimento de todo o intestino.
Por último fala-se do simbiótico. Este nada mais é do que a mistura do prebióticos e probióticos. Existe no mercado produtos simbióticos para venda pronta em sachês, a vantagem desta é que quando usado diretamente em conjunto ajuda o funcionamento do intestino, mas no geral podemos fornecer estes naturalmente ao organismo através da alimentação.
É possível melhorar a flora intestinal?
A ciência tem provado que sim, 👏🙌👋 é possível alterar completamente a flora intestinal, e é até fácil. E além de fácil a maior parte das bactérias vivem menos de 24 horas, assim em poucos dias a microbiota pode se alterar muito.
Ao longo deste artigo compartilhei dicas valiosíssimas com você, que precisa tratar a sua microbiota e equilibrar as bactérias do seu intestino.
E os resultados são rápidos mesmo. Afinal, o intestino tem a capacidade de se renovar muito rápido. E assim, em 2 ou 3 dias o seu intestino já não será mais o mesmo de agora. Ou seja, em poucos dias você terá um novo padrão de bactérias no seu intestino, e elas estarão trabalhando para você e trazendo benefícios que sempre buscou, só que da forma errada. Mas não se sinta culpada, estas são descobertas novas da ciência que tem cada vez mais notado a importância do intestino e da flora intestinal.
Os dois tipos de alimentos para ingerir hoje mesmo são aqueles ricos em probióticos e prebióticos.
Introduzindo probióticos na alimentação
Como as receitas precisam passar pela fermentação, algumas levam dias para ficarem prontas. Sendo assim, recomendo que aprenda a fazer e, enquanto suas receitas naturais não ficam prontas para consumo, opte por comprar esses alimentos em casas naturais e ir consumindo para obter resultados o mais rápido possível.
Ademais, caso não tenha fácil acesso aos ingredientes das receitas ou às receitas prontas, você pode recorrer a suplementos.
No caso dos prebióticos sugiro ir direto para a PSYLLIUM ou o Farelo de Trigo se você não tiver nenhuma contraindicação.
Assim, comece por eles e assim vai ter alimento para as bactérias boas se desenvolverem.
Conclusão
Agora você sabe o que é a microbiota e quais alimentos fazem esta se desenvolver para melhorar sua saúde. Comece o quanto antes, lembre-se um pequeno passo é melhor que nenhum passo e depois vá progredindo.
Tenho certeza de que em poucos dias a melhora que isso gera te dará ânimo para buscar a melhor flora intestinal possível e cada vez mais conhecer os benefícios para sua vida. Salve o nosso site nos favoritos para facilitar quando for procurar os itens citados.😉
Então continue nos acompanhando, pois, logo vamos trazer ainda mais novidades que, com certeza, irão ajudar você a emagrecer, melhorar sua saúde, e viver melhor.
Até mais!